Traduzir/Translate/Traducir

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Dica: Aplicativo Launcher

Aplicativo Launcher (lançador) - GO Launcher EX

O launcher (lançador) é o aplicativo do nosso android que gerencia os acessos ao menu. Qualquer celular android possui um launcher padrão/nativo mas que nem sempre possui possui o visual tão bonito e funcional ou ás vezes eles consomem muita memória.
E aí que entram os launchers opcionais, neste caso o GO Launcher. 
Ele tem um visual muito bonito e pode ser incrementado com Go widgats na "área de trabalho" do celular (previsão do tempo, calendários, relógios, desempenho do sistema, etc) e também na tela de bloqueio (GoLocker); as animações de transição dos menus podem ser ajustadas de diversas formas e é gratuito.


Em testes no meu SK 150, feito com 3 lançadores: SBP SHELL, REGINA 3D e GO LAUNCHER acabei optando por este último.

- o SBP é um dos que possui o visual mais bonito, com tela inicial em "carrossel" mas que, no meu ponto de vista,não possível personalizá-lo tanto quanto o GO. Ele é pago (ou "patcheado" se tiver acesso root) e consome bastante memória (+- 80mb no meu caso). A  GENESIS, na maioria dos produtos oferece este launcher de fábrica gratuitamente.

- O REGINA foi o que menos consumiu memória RAM (cerca de 20-25 mb) no entanto achei poucas as opções de personalização. Gratuito

- O Go LAUNCHER consome em torno de 40 mb (com 2 widgats: tempo, relógio e bloqueio da tela inicial).

Segue abaixo mais algumas  especificações retiradas da Google Play:

- Suavidade de deslocação ajustável (definir a velocidade de deslizamento nas configurações de vídeo)-Se tiver problema de deslizamento na tela inicial, tente alterar o valor da velocidade de deslizamento nas configurações de vídeo (velocidade do menu Configurações-Preferências - Mostrar - Deslizamento)
- Suporte de gesto (tela e ícone de encaixe)
- Suporte de Widgets (Deslocável e redimensionável (grátis))
- Pressionar de forma prolongada o ícone no menu de aplicações para editar a posição, desinstalar aplicações e criar pastas.

Obviamente que existem muitos outros lançadores que se adaptam ao gosto e necessidade de cada usuário como aqueles que procuram um lançador simples e funcional que consuma menos memória ainda como Zeam Launcher, LauncherPro, HOLO LAUNCHER entre outros.

Pode-se até deixar instalado mais de um launcher e alternar entre eles, mas não é recomendado (exceto o nativo/básico que não deve ser removido) a não ser em celulares com bom espaço interno e memória RAM. Neste caso para alternar basta ir até o Gerenciamento de aplicativos, escolher o lançador que está sendo usado e LIMPAR PADRÃO. Quando você der o comando HOME ele perguntará com qual aplicativo deseja completar a ação e aí você faz a opção. Simples.

Quem não possui o aparelho rooteado, não terá como desinstalar o launcher que veio junto (no caso do GP-351 e GP-431 que trás SBS SHELL) mas mesmo assim terá ganho de memória se optar por usar outro launcher. Como é o caso do celular da minha esposa, o GP-351, que agora está como o Holo Launcher.

Repito: Para quem tem acesso root, não é recomendado desinstalar o launcher NATIVO/básico do celular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário